CUIDADOS COM O SEU JALECO

CUIDANDO DO SEU AMIGO

O JALECO é o mais amigo mais íntimo do profissional de saúde. Passa com ele boa parte do seu tempo, protegendo e confortando.

Nada mais justo do que você retribuir o mesmo cuidado que ele lhe oferece.

Respeite as instruções de lavagem e secagem fornecidas na etiqueta que você vai encontrar fixada no seu jaleco e mais algumas dicas abaixo.

Seu amigo de todo dia é a representação máxima das profissões ligadas a área da saúde. E por ter uma ligação tão íntima com você assim como sua profissão, deve ter um tratamento adequado para garantir sua conservação e durabilidade adequados.

Vale lembrar que o jaleco do profissional de saúde é considerado um EPI – Equipamento de Proteção Individual segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, sendo sua função principal, portanto, a de proteger o usuário de eventuais contaminações. Mas o jaleco também pode se tornar um propagador de agentes contaminantes e isso não é difícil de se imaginar, basta saber que ele transita entre diversas pessoas em condições às vezes adversas.

Tamanha é sua importância que os jalecos tem seu uso regido por leis tanto federais quanto estaduais em alguns estados. Ele deve ter seu uso restrito aos locais de trabalho, sujeitando o usuário a multas em alguns estados, como é o caso de São Paulo, quando usado na rua.

Com essa consideração deve-se dedicar especial cuidado no seu transporte bem como a devida lavagem e higienização.

Para o transporte, recomenda-se o uso de porta jalecos ou sacos plásticos, mantendo-os afastados de outras peças do vestuário ou mesmo de outros jalecos que estejam limpos.

O jaleco deve ser lavado no mínimo uma vez por semana ou até diariamente conforme o grau de contaminação ou sujeira a que estiver sujeito.

Sua LAVAGEM deve ser feita de forma a assegurar tanto a devida higienização quanto a sua durabilidade.

Então, preparamos algumas dicas para você cuidar bem do seu amigo e manter essa afetuosa relação por muito tempo.

  1. LAVE sempre os jalecos separados das demais peças de roupas.       
  2. Embora a água sanitária seja muito usada para a desinfecção, esse procedimento, por ser muito agressivo, pode resultar no amarelecimento e dano dos tecidos e deve ser deixado de lado sempre que possível. Mas, caso opte por esse processo, não deixar mais que 30 minutos de molho numa proporção de 10 ml (2 colherinhas de chá) de água sanitária por litro de água limpa.
  3. MANCHAS podem ser facilmente retiradas com o uso de Vanish seguindo-se as instruções específicas para cada caso, conforme descrito na embalagem. Também, conforme o tipo de  mancha, pode-se obter bom resultado deixando de molho numa solução de água com bicarbonato de sódio ou vinagre.
  4. Se lavar à mão cuide para não esfregar demasiadamente para não danificar o tecido. Se lavar à máquina, use o modo “tecidos delicados” e não lave com água quente. O uso de água quente pode encolher o tecido danificando a trama do mesmo.
  5. Dê preferência ao uso de sabão neutro ou indicado para lavagem de roupas brancas, seja em pó ou em pedra. No caso de sabão em pedra, uma boa opção é o sabão de coco.
  6. Após o último enxague você pode deixar seu jaleco de molho por uns 10 minutos numa solução de álcool (01 copo) e água (01 litro). Isso ajuda na manutenção da sua cor branca. Após esse período, torcer com cuidado ou completar o ciclo da máquina com a centrifugação.
  7. Prefira secar o jaleco naturalmente à sombra, sempre do avesso.
  8. Muito embora a maioria dos tecidos sintéticos não precisem ser passados, o uso de ferro de passar ajuda a eliminar a eventual presença de micro-organismos. Cuide para passar do avesso e na temperatura adequada. Temperaturas acima da recomendada no respectivo ferro de passar tanto podem “queimar” o jaleco quanto podem provocar o seu amarelecimento.

LAVAGEM BASEADA NAS INSTRUÇÕES DAS ETIQUETAS

  • LAVAR A TEMPETATURA MÁXIMA DE 40 GRAUS COM ENXAGUE E CENTRIFUGAÇÃO NORMAL
  • NÃO USAR ALVEJANTE DE CLORO
  • NÃO SECAR EM TAMBOR ROTATÍVO
  • NÃO LIMPAR A SECO
  • NÃO REMOVER MANCHAS COM SOLVENTES
  • TEMPERATURA MÁXIMA DO FERRO: 100 GRAUS

Seguindo essas dicas você e seu jaleco terão um relacionamento longo e duradouro.

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Oi em que posso ajudar?
Product added!
The product is already in the wishlist!